A Educação de Jovens e Adultos ainda busca sua afirmação como modalidade de ensino que deve ser entendida como um direito à educação de qualidade, disponibilizado também ao público adolescente e adulto, em comparação ao que é oferecido aos alunos durante o ensino fundamental. Porém, esta afirmação é um processo de busca que vem se caracterizando de forma particular nas últimas décadas no Brasil. Nesse curso, você vai analisar o percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos, suas políticas e tendências pedagógicas inerentes a estes períodos. Também serão mapeadas algumas visões que restringem e associam a EJA como etapa compensatória e reparadora, mostrando que essa etapa é bem mais abrangente, vai muito além da escolarização básica e se relaciona com a cidadania e a busca de uma maior autonomia ao aluno adulto, para que possa viver e agir sobre o mundo de forma mais crítica.
• Tendências do pensamento político-pedagógico sobre a educação de jovens e adultos
• Educação de jovens e adultos
• Um novo paradigma de aprendizagem de jovens e adultos
• Uso da Tecnologia na Alfabetização
• Desigualdade social e suas influências no contexto educacional
• Importância e princípios metodológicos da educação de jovens e adultos
• Experiências transformadoras em sala de aula
• Aprendizagem e construção do saber na visão do aluno
• Paulo Freire e a Leitura do Mundo
• Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos