A educação como direito social deve constituir-se como elemento de discussão no âmbito do serviço social, já que este é um espaço ocupacional que tem se ampliado nos últimos anos, principalmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Sendo a educação um direito social, é dever do assistente social buscar estratégias de ação para efetivar esse direito, tendo em vista o Código de Ética de 1993, que estabelece que as ações devem estar voltadas para a transformação da realidade dos sujeitos atendidos.
• A educação como direito social
• A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
• Educação Inclusiva
• Política pública de inclusão
• O Direito à inclusão
• Somos realmente diferentes?
• A declaração de salamanca
• Declaração da UNESCO-ONU sobre a educação
• Conceituando ensino integrado e o inclusivo
• Currículos excludentes na escola
• Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde
• Necessidade curricular frente às dificuldades de aprendizagem