Avaliação e controle fazem parte de todo o trabalho do gerente de projetos. Controlar “interagindo” ou mediante “comprometimento” pode superar a maioria dos problemas em pequenos projetos. Grandes projetos, no entanto, necessitam de algum tipo de gerenciamento formal.
O controle mantém as pessoas responsáveis, evita que pequenos problemas se transformem em grandes problemas e ajuda a manter o foco. Exceto no caso de controles de contabilidade, o controle de projeto não é bem desempenhado na maioria das organizações. É uma das áreas mais negligenciadas do gerenciamento de projetos. Infelizmente, não é incomum encontrar resistência aos processos de controle. No fundo, aqueles que minimizam a importância do controle estão perdendo uma grande oportunidade de se tornar gerentes efetivos e, talvez, de permitir à empresa obter uma margem competitiva. Negligenciar o controle em organizações com múltiplos projetos é ainda mais grave. Para o monitoramento efetivo, o gerente de projetos necessita de um sistema unificado de informações para coletar dados e relatar progressos em custo, planejamento e especificações.
Nesse curso, discutiremos a estrutura geral de tal sistema.
• Medição e avaliação de progresso e desempenho
• Capacidade de gerenciamento do tempo