A logística e a sustentabilidade são concepções a serem aplicadas no contexto empresarial de forma que o negócio permaneça lucrativo, além de respeitar o meio ambiente. A partir desta mentabilidade, a empresa consegue aproveitar diferentes oportunidades da logística reversa, assim como ter a percepção dos riscos de não considerá-la como estratégia para o sucesso do negócio. Assim, o planejamento tem papel essencial para implantar a logística reversa e absorver os seus custos, além de tornar o negócio ainda mais competitivo. Deste modo, a logística reversa precise estar na estratégia para que seja um elemento de competitividade mercadológica, no qual a logística reversa pode ser utilizada para atrair o cliente, facilitando a decisão de compra da marca. Nesse curso, você estudará a logística e a sua relação com a sustentabilidade. Considerando esse cenário, no qual a logística reversa assume papel estratégico nos negócios, neste capítulo, você lerá sobre a definição de logística reversa e a sua importância no contexto empresarial. Também identificará as oportunidades da logística reversa para as empresas e os riscos de não a adotar na estratégia de negócios. Por fim, relacionará os custos logísticos com a logística reversa.
• Logística reversa e sustentabilidade
• Logística verde
• Logística reversa dos bens de pós-consumo e pós-venda
• Canais de distribuição reversos de pós-consumo
• Objetivo econômico na logística reversa de pós-consumo
• Objetivo ecológico na logística reversa de pós-consumo
• Objetivo legal na logística reversa de pós-consumo
• Fator logístico na organização das cadeias reversas de pós-consumo
• Canais reversos de pós-venda
• Estratégia na logística reversa de pós-venda
• Gerenciamento da logística reversa de resíduos sólidos urbanos e de saúde
• Projeto, implantação e controle do sistema de logística reversa