Nesse curso, você verá a trajetória histórica e os métodos da educação de surdos, de modo que essa análise possibilite a compreensão dos embates, dúvidas, transformações e divergências que ainda existem em relação ao processo educacional dos surdos. No passado e em algumas situações atuais, exigia-se que os surdos se adaptassem, se adequassem e se sujeitassem à sociedade majoritária, pois eles tinham um "problema" que precisava ser reparado, consertado.
• História da Educação de Surdos
• Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção
• A prática de Libras
• Comunidade, Cultura e Identidade Surda
• As teorias de aquisição da linguagem
• Desenvolvimento da linguagem
• Libras como língua natural e Português como segunda língua
• Aquisição e desenvolvimento da linguagem para crianças surdas
• Estágios de interlíngua na aprendizagem da LIBRAS
• Língua Brasileira de Sinais: aspectos linguísticos e gramaticais
• Políticas de Inclusão versus Educação Bilíngue
• Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda