Dada a urgência para iniciar o trabalho com o projeto, os gerentes, algumas vezes, acabam deixando as estimativas de custo e tempo de lado. Isso é um grande erro que sai muito caro. Existem razões importantes para se esforçar, a fim de atingir o custo estimado para um projeto.
Fazer uma estimativa é o processo de prever ou aproximar o tempo e o custo para terminar os projetos. Frequentemente, os processos de estimativa podem ser classificados como top-down, feitos de cima para baixo, ou bottom-up, de baixo para cima. Normalmente, as estimativas de cima para baixo são feitas pela alta administração. Em geral, ela deduzirá as estimativas a partir de analogias, consenso de grupo ou relações matemáticas. Caracteristicamente, as estimativas de baixo para cima são feitas pelas pessoas que realizam o trabalho. Suas estimativas se baseiam em avaliações de elementos descobertos na estrutura analítica de um projeto.
Todas as partes interessadas no projeto preferem estimativas acuradas de custo e tempo, mas elas também entendem a incerteza inerente a todos os projetos. Estimativas imprecisas levam a falsas expectativas e insatisfação por parte do consumidor. A precisão é obtida com intensos esforços, mas vale a pena o investimento, pois estimar custa dinheiro. Fazer a estimativa do projeto torna-se um desafio ao equilibrar os benefícios de uma maior precisão contra os custos por assegurar uma crescente precisão. Sendo assim, Nesse curso, discutem-se as metodologias para as estimativas de custos e tempos de um projeto.
• Estimativas de custos e tempo de um projeto
• Medição e avaliação de progresso e desempenho
• Capacidade de gerenciamento do tempo
• Medição e avaliação de progresso e desempenho