O ensino e a aprendizagem exercem papéis centrais na didática, fornecendo subsídios para que o professor possa atuar em sala de aula e preparar seus alunos para viverem numa sociedade que hoje é balizada pelo aprender – não só na escola e não somente durante a infância, mas em todos os campos sociais e ao longo de toda a vida. Entender o que é o processo de ensino-aprendizagem e como esses conceitos se encontram presentes no cotidiano dos professores significa perceber que o professor pode estar seguindo alguma tendência pedagógica que irá alicerçar suas práticas, pois o ensino normalmente se associa com o professor e as formas como ele procura ensinar, transmitir seus conhecimentos, informações e conteúdos a seus alunos. Já a aprendizagem está relacionada com aquele que recebe tais ensinamentos, que podem ser aprendidos ou não. Destaca-se, já de início, que compreender bem esses termos é muito importante para a prática profissional do docente. Nesse curso, você vai estudar estes dois processos básicos que constituem a didática e pautam o trabalho docente no interior das escolas, o ensino e a aprendizagem, compreendendo seus conceitos e características principais. Também estudará o processo de ensino-aprendizagem à luz dos quatro pilares da educação, que se apresentam no relatório da UNESCO como caminhos a serem seguidos na educação dos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
• Ensino e aprendizagem: dois processos básicos da didática
• A aprendizagem e o ensino das estratégias
• Sequência Didática
• Conteúdo: um elemento da didática
• Prática Educativa
• A didática em espaços não escolares
• A importância da didática na andragogia
• Organizar e planejar o trabalho escolar