A didática se caracteriza pela mediação e pelo estudo dos saberes necessários à prática docente, sendo um dos principais instrumentos para a formação do professor, visto que a partir dela é possível conceber os ensinamentos necessários e pertinentes à prática diária. Seguindo essa concepção, a partir da formação continuada é possível desenvolver um conhecimento profissional que permita instigar o professor a buscar, refletir, questionar e investigar ações que estejam pautadas em práticas cotidianas e que, por meio desse aperfeiçoamento contínuo, abram-se novas possibilidades de discussões, socializações e desenvolvimento de práticas permanentes de pesquisa colaborativa. Nesse curso, você vai aprofundar seus conhecimentos acerca da importância da didática na formação de professores, bem como da questão da formação continuada e dos espaços de construções coletivas para que o profissional da educação possa rever sua prática, revisitar suas ações, contemplar a realidade da instituição e reconstituir sua trajetória de docente.
• A importância da didática na formação do professor
• Didática: uma prática organizada
• A didática e a sua contextualização histórica: uma abordagem sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar
• Aprendizagem e Conhecimento
• Conselho de professores e acompanhamento colegiado dos alunos
• A organização do trabalho compartilhada com os alunos
• Organizar e planejar o trabalho escolar
• Professores Profissionais
• Concepção do saber e organização do ensino
• Das estruturas herdadas às competências emergentes
• O desenvolvimento do planejamento estratégico nas escolas
• Transdisciplinaridade e organização do trabalho no ensino infantil