Embora o tema da inclusão e das pessoas com deficiência seja um debate crescente atual, ele não é novo. Da Pré-História aos dias atuais as pessoas com deficiência sofrem marginalização, sendo deixadas de lado pela sociedade. Nas últimas décadas, o processo de inclusão vem ganhando espaço na sociedade. No âmbito escolar, a partir da Declaração de Salamanca, promulgada em 1994, a inclusão se tornou uma realidade. Embora seja um processo em construção, as pessoas com deficiência já participam de forma mais ativa nesse ambiente, sendo a Educação Física uma grande possibilidade de incluir esses indivíduos, explorando os aspectos sociais, motores e cognitivos.
• Contexto histórico e social das deficiências
• O conceito da deficiência
• Identidade e Atendimento: Diferença entre Deficiência e Incapacidade
• Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
• Alunos com necessidades educacionais especiais 2
• Deficiência Auditiva
• Deficiência Intelectual
• Deficiência Visual
• Deficiência Motora
• Diversidade e inclusão
• O Direito à inclusão
• Conceituando ensino integrado e o inclusivo