A história da arte nos fornece instrumentos para compreender a produção artística desde que o homem habita o mundo. Na sua luta para a sobrevivência, a humanidade criou utensílios, ferramentas e demais artefatos que tinham uma finalidade prática: auxiliar o trabalho humano e dominar a natureza. O homem também produziu uma série de objetos destituídos de qualquer função objetiva, prática. Essas criações, no entanto, têm – ao longo de toda a história – uma importante função simbólica. São as denominadas obras de arte, que conectam o ser humano com seu mundo e com seu tempo.
• Introdução ao conceito de arte
• Compreensão das artes cênicas, plásticas, visuais, danças, teatrais, musicais, dentre outras.
• Perspectivas culturais no ensino das artes
• As apropriações de elementos de outras manifestações culturais: cinema, artes plásticas e outras influênicas
• A estética clássica e sua influência na contemporaniedade
• Arte greco-romana e a estética de seu tempo
• Concretismo e Neoconcretismo
• Conceito da perspectiva
• Influênica das cores nas artes
• O papel do professor nas linguagens artísticas
• Situações didáticas para o ensino das artes: uma questão metodológica
• O ensino das artes para sujeitos com altas habilidades/supoerdotação