Avaliação de Aprendizagem

Antes de começarmos nosso estudo acerca da avaliação e seus aspectos históricos, metodológicos, legais e institucionais, vamos refletir um pouco sobre o que pensamos quando falamos em avaliação da aprendizagem. Será que pensamos apenas nos resultados dos alunos aferidos por uma prova? Pensamos sobre como aferir o conhecimento dos alunos? Lembramo-nos da avaliação diagnóstica, formativa, somativa, processual? Já refletiram sobre isso? Já pensaram que a maneira como ensinamos e avaliamos pode ser o principal motivo do fracasso de nossos alunos nas formas de avaliação selecionadas por nós? E que a maneira como avaliamos diz muito também sobre como ensinamos e como aprendemos?

Programa

• Aspectos históricos dos processos avaliativos da aprendizagem

• O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações

• Introdução aos sistemas brasileiros de avaliação

• Os sistemas de avaliação da educação básica: Saeb, Encceja e Provinha Brasil

• Os sistemas de avaliação da educação básica: Ideb, Enem, Censo escolar

• A avaliação nos documentos legais e políticos da educação infantil

• Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem

• Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa

• Avaliação diagnóstica

• Avaliação formativa

• Avaliação somativa

• Avaliar por meio de portfólios

Stars 5
35
Stars 4
10
Stars 3
8
Stars 2
0
Stars 1
0
4.9
Write a Review
  • Investimentos:R$ 179,90
  • 6X 29,83
  • Cursos disponíveis por:12 semanas
  • Carga horária do Curso:80 h
  • Valido como Atividades Complementares