Antes de começarmos nosso estudo acerca da avaliação e seus aspectos históricos, metodológicos, legais e institucionais, vamos refletir um pouco sobre o que pensamos quando falamos em avaliação da aprendizagem. Será que pensamos apenas nos resultados dos alunos aferidos por uma prova? Pensamos sobre como aferir o conhecimento dos alunos? Lembramo-nos da avaliação diagnóstica, formativa, somativa, processual? Já refletiram sobre isso? Já pensaram que a maneira como ensinamos e avaliamos pode ser o principal motivo do fracasso de nossos alunos nas formas de avaliação selecionadas por nós? E que a maneira como avaliamos diz muito também sobre como ensinamos e como aprendemos?
• Aspectos históricos dos processos avaliativos da aprendizagem
• O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações
• Introdução aos sistemas brasileiros de avaliação
• Os sistemas de avaliação da educação básica: Saeb, Encceja e Provinha Brasil
• Os sistemas de avaliação da educação básica: Ideb, Enem, Censo escolar
• A avaliação nos documentos legais e políticos da educação infantil
• Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
• Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
• Avaliação diagnóstica
• Avaliação formativa
• Avaliação somativa
• Avaliar por meio de portfólios