O acolhimento e a inclusão escolar de alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades está ocupando, cada vez mais, a pauta de importantes debates no cenário brasileiro e, portanto, tem surgido documentos e acordos que legitimam as ações de apoio a essas pessoas. Esse processo de discussão sobre a inclusão representa uma possibilidade de tornar as instituições escolares em ambientes abertos à diversidade, nos quais os sujeitos tenham suas diferenças sociais, culturais e pedagógicas respeitadas.
• Atendimento Educacional Especializado: Discutindo Legislações
• Histórico do atendimento clínico com crianças
• O Plano de Atendimento Educacional Especializado e os desafios para a compreensão e inclusão do aluno com deficiência, no currículo geral
• O Direito à inclusão
• Deficiência Intelectual
• Deficiência Motora
• Deficiência Visual
• Deficiência Auditiva
• O Planejamento e a Relação Familiar para o Sucesso do Atendimento na Sala de Recursos
• Características da pessoa com deficiência intelectual e autismo e os benefícios do esporte e atividade física.
• Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual.
• Dificuldades de aprendizagem e o ensino