A partir do momento em que uma empresa cresce, torna-se necessário dividir e alocar as atividades desempenhadas de tal maneira que o desenho organizacional colabore com o sucesso dos processos, visando ao aumento da performance, à diminuição dos custos e ao atingimento dos objetivos estratégicos. Normalmente, é possível distinguir, dentro da estrutura organizacional de uma empresa, quais são as áreas que se incumbem de executar atividades que têm ligação direta com o negócio da empresa e quais são as áreas responsáveis pelo apoio e suporte a essas atividades, proporcionando sucesso no fluxo operacional. Essa distinção possibilita a departamentalização da empresa de maneira lógica, proporcionando maior visibilidade e eficiência organizacional, visando ao cumprimento do planejamento estratégico. Nesse curso, você vai estudar a importância das áreas meio e das áreas fim no cenário organizacional, os conceitos de órgãos de linha e staff e vai compreender a relevância da departamentalização para uma boa governança.
• ÁREAS MEIO E ÁREAS FIM. STAFF E LINHA
• OS PILARES DE SUSTENTAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
• TRANSPARÊNCIA
• TIPOS DE CONFLITOS ESTRUTURAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTAÇÃO LEGAL.