A aprendizagem e o conhecimento são dois conceitos muito próximos e estão em um processo constante, dinâmico e ativo decorrente da integração do sujeito com o meio. Integram-se às ações cognitivas, afetivas e sociais, sendo o professor um coautor do processo de ensino-aprendizagem. Nesse curso, você irá perceber as semelhanças e as diferenças teóricas oferecidas pelas linhas epistemológicas inatista, empirista e interacionista, bem como irá perceber a importância da relação entre professor e aluno no processo educativo, reconhecendo o valor do afeto nesse contexto.
• Aprendizagem e Conhecimento
• Processos de Aprendizagem
• Teorias da aprendizagem
• Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem.
• Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
• Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
• Relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento
• Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
• Concepções construtivistas e a diversidade
• Prática Educativa