A didática se caracteriza pela mediação e pelo estudo dos saberes necessários à prática docente, sendo um dos principais instrumentos para a formação do professor, visto que a partir dela é possível conceber os ensinamentos necessários e pertinentes à prática diária. Seguindo essa concepção, a partir da formação continuada é possível desenvolver um conhecimento profissional que permita instigar o professor a buscar, refletir, questionar e investigar ações que estejam pautadas em práticas cotidianas e que, por meio desse aperfeiçoamento contínuo, abram-se novas possibilidades de discussões, socializações e desenvolvimento de práticas permanentes de pesquisa colaborativa. Nesse curso, você vai aprofundar seus conhecimentos acerca da importância da didática na formação de professores, bem como da questão da formação continuada e dos espaços de construções coletivas para que o profissional da educação possa rever sua prática, revisitar suas ações, contemplar a realidade da instituição e reconstituir sua trajetória de docente.
• A importância da didática na formação do professor
• Ensino e aprendizagem: dois processos básicos da didática
• A aprendizagem e o ensino das estratégias
• Sequência Didática
• Conteúdo: um elemento da didática
• Prática Educativa
• A didática em espaços não escolares
• A importância da didática na andragogia
• Organizar e planejar o trabalho escolar
• Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências